top of page

Como funciona a cirurgia capilar?

  • Foto do escritor: hair group medical
    hair group medical
  • 22 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura

Embora tenha crescido em número de adeptos nos últimos anos, a cirurgia capilar é um assunto que ainda gera muitas dúvidas. Afinal, como é feito o procedimento e em quais casos ele é indicado?

Se essas são perguntas que ainda pairam na sua cabeça, o post de hoje ajudará a esclarecê-las. Acompanhe!

O que é a cirurgia capilar?

A cirurgia capilar, também conhecida como transplante capilar, é um procedimento minimamente invasivo para tratar a calvície.

No geral, ela é indicada para os pacientes que não conseguiram superar a queda de fios com a ajuda de outros tratamentos, bem como para pessoas que perderam o cabelo em consequência de queimaduras, cicatrizes de cirurgia e acidentes.

Neste tipo de cirurgia plástica, o cabelo do próprio paciente serve de doador. Sendo assim, é fundamental ter uma quantidade significativa de fios saudáveis no couro cabeludo para passar pelo procedimento.

Como a cirurgia capilar é feita?

A cirurgia capilar consiste, basicamente, na implantação de folículos pilosos (estruturas nas quais nascem os cabelos ou pêlos) em áreas calvas, permitindo que os fios voltem a crescer nestes locais, de forma natural.

Em suma, esse procedimento pode ser realizado a partir de duas técnicas diferentes, sobre as quais falaremos na sequência: a técnica FUE e a técnica FUT.

Técnica FUE

É considerado o padrão ouro quando falamos em transplante capilar, principalmente por não deixar cicatrizes lineares nos pacientes, sendo especialmente indicado para quem raspa os cabelos regularmente ou prefere cortes mais curtos.

A cirurgia capilar que utiliza a técnica FUE é feita a partir da extração de folículos capilares da área doadora através de múltiplas pequenas incisões (geralmente menores do que 1mm).

Posteriormente, eles são posicionados um a um na zona receptora do couro cabelo, também por meio de pequenos cortes.

Todo o procedimento é realizado com anestesia local e até mesmo com uma leve sedação em alguns casos, para maior conforto dos pacientes.

Técnica FUT

Na técnica FUT, é feita a retirada de uma faixa de couro cabeludo da área doadora do paciente, para, na sequência, ser implantada na área receptora.

Por envolver a retirada de uma camada de tecido, o transplante capilar FUT demanda a realização de cortes lineares, deixando uma cicatriz visível na região após o procedimento.

Sendo assim, ele é mais indicado para pacientes que optam por usar o cabelo mais longo.

Quando recorrer à cirurgia capilar?

Como dissemos no início do post, a cirurgia capilar é um procedimento voltado para tratar a calvície. Sendo assim, é possível começar a cogitá-la ao notar alguns dos sinais mais comuns desta condição:

  1. Perda excessiva de fios de cabelo por dia (mais de 150 fios);

  2. Surgimento de falhas no couro cabeludo;

  3. Afinamento dos fios, especialmente no topo da cabeça;

  4. Diminuição do volume capilar;

  5. Couro cabeludo aparente após o banho.

Ao identificar os sintomas listados acima, o próximo passo é buscar a avaliação de um especialista no assunto, para entender qual é o tratamento mais indicado para o seu caso.

Afinal, existem diferentes possibilidades para tratar a calvície, sendo o transplante de fios apenas uma delas.

Caso queira saber mais sobre as possibilidades nesta frente, os especialistas em saúde capilar da Clínica Hair Group Medical estão à disposição. Clique aqui e fale com o nosso time!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page