top of page

Transplante e implante capilar: entenda as diferenças de uma vez por todas

  • Foto do escritor: hair group medical
    hair group medical
  • 19 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

Se você faz parte do grupo de pessoas que acredita que o transplante e o implante capilar são a mesma coisa, saiba que essa informação está bem longe de ser verdade.

Embora ambos os procedimentos existam, eles são bem diferentes entre si. E é justamente sobre essas diferenças que vamos falar no post de hoje!

Implante capilar

O implante capilar é um procedimento cirúrgico marcado pelo enxerto de fios sintéticos (ou seja, artificiais) no couro cabeludo do paciente.

Embora a técnica traga um resultado imediato para pessoas que sofrem com a queda capilar, há grandes chances de rejeição por parte do organismo. Isso significa que, além de caírem após um tempo, eles também podem causar processos inflamatórios na região.

Justamente por esses motivos, o implante capilar não costuma ser tão indicado nos dias atuais.

Transplante capilar

Diferentemente do implante capilar, que utiliza cabelo sintético, no transplante capilar são utilizados fios naturais, retirados do próprio indivíduo que vai passar pelo procedimento.

A cirurgia consiste, basicamente, na coleta criteriosa de folículos pilosos (estruturas nas quais nascem os cabelos ou pêlos) do paciente, que geralmente são retirados da nuca ou laterais da cabeça. Na sequência, esses mesmos fios são implantados, um a um, nas áreas calvas.

Com o tempo, o cabelo volta a crescer nas áreas que receberam o transplante, o que proporciona um resultado muito natural e duradouro. Mas esses não são os únicos benefícios associados à técnica…

Veja mais 3 vantagens que merecem atenção:

  1. Ausência de cicatrizes: a técnica FUE de transplante capilar, que é uma das mais modernas, não deixa cicatrizes lineares. Isso porque os folículos capilares são extraídos e posicionados por meio de incisões muito pequenas, geralmente menores do que 1 mm!

  2. Simplicidade e segurança: o transplante capilar é um procedimento bastante seguro, que segue protocolos mundialmente aceitos. A cirurgia é feita somente com a aplicação de anestesia local, para maior conforto do paciente.

  3. Rápido retorno às atividades: por se tratar de um tratamento minimamente invasivo, o transplante capilar costuma contar com uma recuperação bem tranquila. Muitos pacientes, inclusive, voltam a trabalhar já no dia seguinte!

Em suma, as vantagens listadas acima têm feito o transplante capilar se destacar como um dos principais tratamentos para queda de cabelo.

Qualquer pessoa pode realizar o transplante capilar?

A partir do entendimento sobre as diferenças entre o implante capilar e o transplante, essa é uma das primeiras dúvidas que costumam surgir.

Bom, assim como acontece com outros tipos de tratamentos para calvície, o transplante de cabelo é indicado em casos específicos e possui, também, algumas contra-indicações.

No geral, ele é uma ótima alternativa para homens e mulheres que sofrem com a alopecia androgenética e não conseguiram superar o problema com a ajuda de outros tratamentos, ou que perderam partes do cabelo devido a queimaduras, acidentes e cirurgias.

Por outro lado, pessoas que possuem alopecia areata grave ou que não possuem uma quantidade suficiente de fios saudáveis, tendem a não serem elegíveis para o tratamento.

Diante de tantas variáveis, a única forma de validar quem está apto para realizar a cirurgia é passando pela avaliação de um especialista em transplante capilar.

Portanto, se você se interessar pelo procedimento, a primeira coisa que precisa fazer é buscar a ajuda de um profissional que tenha experiência comprovada nesta frente!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page